4 bandas para quem gosta de Opeth

Desde 2011 com Heritage, o Opeth tomou um caminho aparentemente sem volta, abandonando sua sonoridade de Death Metal e entrando de cabeça num som com influências fortes de hard rock setentista e rock progressivo das antigas. Bem verdade que a banda sempre mostrou influências desses estilos, mas depois de abandonar os vocais guturais, apostar em guitarras menos distorcidas e teclados e órgãos Hammond aos montes, esses estilos viraram o carro-chefe do grupo sueco e não mais, o Death Metal progressivo.
Essa metamorfose do Opeth deixou alguns fãs órfãos (incluindo esse que vos escreve) que sentem falta da montanha-russa de emoções que era ouvir músicas do grupo. A maestria com que a banda alternava de passagens calmas e lindas para passagens pesadas e devastadoras, tudo sempre com muita técnica, era algo raro de se ouvir no Metal. Não que a fase atual seja descartável ou ruim, mas fica a impressão que o Opeth passou de uma banda memorável para uma banda "apenas" boa após essa transição musical.
Todo esse preâmbulo para chegarmos na lista de hoje em que selecionamos 4 bandas que se assemelham ao Opeth pré-Heritage, porém sem serem meras cópias. As 4 bandas listadas aqui tem identidade de sobra mas mostram influências de Opeth e, por isso, podem agradar em cheio aos fãs da fase antiga da banda.

Playlist no spotify com músicas das bandas citadas na lista:


Estamos no facebook!

1) Anciients
Origem: Canadá
Esse quarteto canadense possui apenas dois álbums lançados, o mais recente de 2016. As músicas do grupo são sempre focadas nas guitarras e em geral não tem menos de 6 minutos, o que lhes dá tempo de sobra para mostrar domínio de seus instrumentos e alternar entres passagens pesadas e passagens calmas. Os vocais da banda não fazem jus a nenhum Mikael Akerfeldt (apesar de serem bons), mas as semelhanças com o Opeth são mais perceptíveis nas estruturas complexas das músicas e nos riffs de Death Metal.
"O álbum": Heart of Oak (2013)

Heart of Oak


2) Novembre
Origem: Itália
A principal semelhança do Novembre com os gigantes suecos está no vocal de Carmelo Orlando. O grupo faz um Death Metal com uma produção incomum para o estilo, com muitas camadas de vocais, instrumentos um pouco "enterrados" no som, semelhante ao shoegaze. Tudo isso cria uma atmosfera onírica no som da banda, mas quando "precisam" ser pesados, o grupo não decepciona, há vocais guturais e grandes riffs.
"O álbum": Ursa (2016)


Ursa


3) Soen
Origem: Estados Unidos/Suécia
Soen conta com Martin Lopez, ex-baterista do Opeth, e já contou com o baixista Steve DiGiorgio (Death e Testament). Com 3 álbums lançados, o grupo parece a união instrumental do Tool com Opeth e possui vocais que lembram Mikael Akerfeldt, ou seja, um prato cheio para fãs de prog metal.
"O álbum": Cognitive (2012)



4) Void of Sleep
Origem: Itália
Void of Sleep tem 8 anos de existência e 2 álbums lançados nesse período. Talvez essa seja a banda da lista que menos se assemelhe a Opeth já que o gênero principal do grupo é Sludge Metal psicodélico/progressivo. Mas os momentos calmos e a combinação de vocais limpos com guitarras melódicas distorcidas em momentos grandiosos lembram Opeth.
"O álbum": New World Order (2015)

New World Order


Comentários

Postagens mais visitadas