As 10 melhores músicas do Angel Dust

Como expliquei no post anterior, antes de descobrir que o Angel Dust havia voltado à ativa e escrever sobre o acontecimento aqui no blog, minha ideia era fazer uma lista das 10 melhores músicas da banda.

Nunca fui muito fã do gênero power metal e talvez Angel Dust seja a única banda do gênero que eu realmente gosto. O grupo alemão conseguiu pegar o melhor de vários mundos e criar um som bem distinto: pegou o gosto por composições épicas e cheias de emoção do power metal mas sem cair na breguice, pegou o instrumental técnico do prog metal sem cair na mera exibição de técnica e pegou riffs pesadíssimos de thrash metal sem cair na brutalidade ignorante.

De 1998 a 2002, a banda lançou 4 ótimos álbums, mas a trinca de Bleed (1999), Enlighten the Darkness (2000) e Of Human Bondage (2002) mostrou a banda no seu auge criativo. A lista a seguir considerou apenas os 4 álbums desse período (a fase speed metal do grupo entre 1984 e 1990 é praticamente outra banda, apenas com o mesmo nome). Mesmo com relativamente poucas músicas, a tarefa de selecionar 10 delas foi árdua. Sem mais delongas, vamos à lista.

Confira nossa playlist no Spotify com as 10 musicas dessa lista e outras preciosidades que ficaram de fora:



10) Nightmare
Álbum: Border of Reality (1998)
Os teclados são o destaque de "Nightmare" e, junto com o riff repetitivo de guitarra nos versos, dão um toque industrial meio Rammstein à música. O refrão é típico de Angel Dust: melódicos e dominados pela voz potente de Dirk Thurisch.


Border of Reality


9) The Cultman
Álbum: Of Human Bondage (2002)
"Of Human Bondage" foi o único álbum que a banda gravou com o guitarrista Ritchie Wilkinson no lugar de Bernd Aufermann e, naturalmente, a mudança de guitarrista representou algumas mudanças no som da banda. "The Cultman" é uma balada na maior parte do tempo acústica que dá espaço de sobra para Dirk Thurisch e o teclado sombrio de Steven Banx brilharem.


Of Human Bondage


8) Addicted to Serenity
Álbum: Bleed (1999)
"Addicted to Serenity" é uma das músicas mais diretas do Angel Dust. Bernd Aufermann não poupa riffs do primeiro ao último segundo da música, Dirk Thurisch canta sempre no seu máximo e o refrão tem uma contribuição sutil mas fundamental dos teclados. Para completar, no bridge, a música descamba para um riff de puro thrash (novamente com uma participação inestimável dos teclados) e depois para um grande solo de guitarra.

Bleed


7) Got this Evil
Álbum: Of Human Bondage (2002)
Diferente de seu antecessor, os riffs de Ritchie Wilkinson eram bem mais retos e sem muitos floreios de power metal. Por isso, "Got this Evil" é basicamente uma música de thrash metal com teclados. O refrão mesmo com as letras clichês ("I am the pain you suffer, I am..., I am...") é daqueles que grudam fácil na cabeça.


Of Human Bondage


6) Bleed
Álbum: Bleed (1999)
Essa é provavelmente o maior sucesso do grupo, uma aula de power/thrash metal. A introdução no teclado é um dos momentos mais marcantes da carreira da banda.


Bleed


5) Come Into Resistance
Álbum: Enlighten the Darkness (2000)
A marca do Angel Dust é inconfundível em "Come Into Resistance": riffs poderosos, vocais devastadores, peso e melodia nas medidas certas e teclados sempre minimalistas mas fundamentais para a atmosfera da música. Coloque ainda um dos refrões mais fortes da banda e temos "Come Into Resistance". 


Enlighten the Darkness


4) Freedom Awaits
Álbum: Of Human Bondage (2002)
"Freedom Awaits" não precisa de nada grandioso para ser tão linda. Bastam linhas de teclados belíssimas (como sempre) e uma performance vocal memorável que alterna entre um tom calmo nos versos e um tom levemente mais alto no refrão. A forma que Dirk Thurisch canta o refrão transmite um sentimento de súplica, de desespero, de tristeza irreparáveis. Poucas músicas têm uma aura tão desoladora como "Freedom Awaits".


Of Human Bondage


3) Follow Me Parts 1 e 2
Álbum: Bleed (1999)
A terceira posição é um dois-em-um já que "Follow Me" está dividida em duas músicas (Part 1 e Part 2). Mas as duas partes estão em sequência no álbum então funcionam como uma música só. A primeira parte é uma balada enquanto a segunda parte começa com uma linda introdução de violão com teclados antes de se transformar em uma paulada típica da banda. As duas partes evoluem naturalmente e se conectam no ápice da parte 2, que reprisa um trecho da parte 1 mas com outro arranjo. A performance triunfal da banda inteira no desfecho de "Follow Me" escancara a veia power metal do Angel Dust.


Bleed


2) The One You Are
Álbum: Enlighten the Darkness (2000)
"Enlighten the Darkness" é o álbum mais power metal do Angel Dust, tanto que é um trabalho conceitual sobre os horrores da guerra vividos por um soldado no front. "The One You Are" é o momento mais emocionante do álbum. Nela, o protagonista, enquanto revive as marcas que a guerra lhe deixou, enfrenta os questionamentos de sua esposa quanto a sua capacidade de amar após tudo que ele viveu na guerra. A voz de Dirk Thurisch conduz a música por momentos pesados, momentos calmos e momentos melódicos sempre com o auxílio da guitarra de Bernd Aufermann e principalmente do teclado de Steven Banx. No final ainda dá tempo para um lindo e simples solo de guitarra e a participação de uma vocalista no papel da esposa.


Enlighten the Darkness


1) Forever
Álbum: Of Human Bondage (2002)
"Forever" tem um lugar especial no meu coração musical, pelo simples motivo que ela foi a primeira música que ouvi do Angel Dust. Nunca tinha visto uma banda usando tão bem teclados, a linha de teclado dos versos é uma das coisas mais amedrontadoras que já ouvi. Nunca tinha visto uma banda que conseguia unir tão bem riffs de thrash metal com vocais melódicos. E não eram qualquer vocais melódicos. Muitos cantores tem ótimas vozes mas deixam a desejar nos quesitos interpretação e emoção. Em "Forever", Dirk Thurisch no pré-refrão já canta como se sua vida dependesse disso e no refrão ele parece brincar com seu instrumento de trabalho, flutuando de uma nota a outra sem perder o tom emotivo.
Se tem uma música que mostra o que o Angel Dust tinha de tão especial e diferente em relação a outras bandas de metal, essa música é "Forever".

Of Human Bondage


Comentários

Postagens mais visitadas