3 bandas para conhecer

Para a mini-lista de hoje, separamos 3 bandas de metal relativamente novas, já que todas foram formadas no século XXI.

1) Audrey Horne
Origem: Noruega
A primeira banda da lista é também a mais "veterana" das três. Com o nome retirado de uma personagem da série cult Twin Peaks, o grupo foi formado em 2002 e, desde então, já lançou 7 álbums de estúdio. O mais recente deles, "Blackout", foi lançado há menos de 3 semanas. Em sua formação, o grupo conta com membros e ex-membros de bandas mais famosas como Enslaved, Gorgoroth e Sahg. Entre eles, destacam-se o guitarrista do Enslaved, Arve Isdal, e o ex-tecladista/vocalista do Enslaved, Herbrand Larsen, que participa da produção dos álbums mais recentes. Além disso, a banda fez em 2014 um clipe para a música "Out of the City" com a participação do carismático vocalista do Amon Amarth, Johan Hegg. Enfim, boas referências não faltam para o grupo.
Apesar das relações com bandas mais extremas, o som do Audrey Horne passa longe desse tipo de metal. A banda faz um hard rock melódico com linhas grudentas de guitarra e grandes refrões, cantados pela excelente voz de Toschie Roed. Para fugir da mesmice do gênero, algumas músicas são mais "cerebrais", com guitarras de blues e arranjos progressivos, enquanto outras mostram influências de post grunge. Mas no final das contas, a banda realmente se distingue pela honestidade com que faz hard rock, sem parecer forçado ou datado.

"O Álbum": Youngblood (2013)
Não deixe de ouvir: "Cards With the Devil", "Pretty Little Sunshine" e "The Open Sea"

Youngblood


2) Noctum
Origem: Suécia
Com apenas 9 anos de existência, os suecos do Noctum possuem dois álbums lançados, o mais recente de 2013. A banda é frequentemente comparada com seus conterrâneos do Ghost. A comparação é válida, o Noctum é uma espécie de Ghost mais sombrio e com (bem) menos marketing. Tire o lado teatral, o culto à imagem da banda e a faceta pop do Ghost e coloque mais peso, mais ênfase nas guitarras, mais influências de King Diamond e outras bandas tradicionais, mais ocultismo e você começa a formar o Noctum.
Os riffs e solos de guitarra são irresistíveis tanto nos momentos melódicos quanto nos momentos sombrios e o vocalista David Indelöf mostra ocasialmente agudos dignos de Rob Halford e King Diamond.  

"O Álbum": Final Sacrifice (2013)
Não deixe de ouvir: "Conflagration", "Liberty in Death" e "Temple of the Living Dead"

Final Sacrifice


3) Variscythe
Origem: Holanda
Variscythe foi formada em 2010 na cidade de Haia. O quinteto tem um EP, lançado em 2013, e um único álbum, lançado em 2015. Mesmo com pouco material lançado, essa jovem banda mostra potencial e muita confiança para compor músicas com alto grau de complexidade. As influências mais claras são as bandas de Gotemburgo, notadamente At the Gates e In Flames, e os norte-americanos do Lamb of God. Além disso, a dupla de guitarristas Lloyd Mallee e Ika Pataridze não tem pudor para colocar solos e mais solos, riffs e mais riffs, sempre abusando da técnica, semelhante aos ingleses do Sylosis. Cada música da banda é um furacão de peso e técnica que passa em menos de 6 minutos.

"O Álbum": Deluding Paradigm (2015)
Não deixe de ouvir: "Hollowed Mind", "Withheld from Light" e "Deluding Paradigm"



Ouça/Compre no bandcamp.

Comentários

Postagens mais visitadas